Campanha de Adoção de Animais em Maricá Garante Novos Lares para Cães e Gatos e Promove Ações Sustentáveis
Neste sábado, 28, a Secretaria de Proteção Animal de Maricá realizou uma edição especial da campanha de adoção de cães e gatos em frente ao Centro de Comércio Popular (Cecop), no Centro da cidade. Ao todo, nove animais resgatados das ruas ou disponibilizados por cidadãos foram adotados, em uma iniciativa que contou com a colaboração de protetores locais e voluntários.
O secretário de Proteção Animal, Otávio Duarte, destacou a importância dessas campanhas para combater o abandono de animais. “Todos os animais foram resgatados, alguns por protetores. Com a feira de adoção, também trabalhamos com a conscientização para evitar o abandono de animais”, afirmou Duarte.
Jennifer Monteiro, responsável pela organização das feiras de adoção, ressaltou o impacto positivo dessas ações no controle da população de animais de rua. “A campanha de adoção ajuda a reduzir a quantidade de animais nas ruas porque, muitas vezes, os protetores resgatam animais, mas não conseguem mantê-los”, explicou. Ela também mencionou que a demanda por resgates cresce diariamente.
Os animais adotados passam por um processo de cuidados antes de serem entregues às novas famílias. Eles recebem vermífugos, e os adultos são castrados. Para os filhotes adotados, a castração é garantida a partir dos seis meses de idade, um serviço oferecido pela própria secretaria.