Quaquá articula espaços para o PT no governo de Eduardo Paes
Washington Quaquá, deputado federal e prefeito eleito de Maricá para os próximos quatro anos, está trabalhando nos bastidores para inserir o Partido dos Trabalhadores (PT) no governo de Eduardo Paes, no Rio de Janeiro. Vice-presidente nacional do partido, Quaquá busca aproveitar a força política de Maricá, município que administra um orçamento robusto de R$ 7 bilhões anuais, impulsionado pelos royalties do petróleo.
Contudo, a articulação de Quaquá tem se concentrado longe de grandes nomes do PT, como a deputada Benedita da Silva, a ministra Anielle Franco, e outros líderes destacados como Marcelo Freixo e André Ceciliano. A estratégia foca em aliados mais próximos, enquanto Eduardo Paes exige um documento oficial com as indicações do partido, evitando conflitos internos e respeitando as várias correntes do PT.
Entre os principais movimentos, Quaquá tenta posicionar Diego Zeidan, seu filho e atual vice-prefeito licenciado de Maricá, na Secretaria de Habitação do Rio. Além disso, trabalha para emplacar Niquinho, seu aliado político, como vereador na Câmara Municipal, o que dependeria da saída de dois parlamentares eleitos para o secretariado.
Tainá de Paula, mulher mais votada nas eleições municipais e vista como aliada de Paes, pode retornar à Secretaria de Meio Ambiente e Clima, liberando sua vaga na Câmara para Luciana Novaes, primeira suplente. Outra peça desse xadrez político é Márcio Santos, do PV, indicado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, pasta já ocupada por Diego Zeidan. Márcio almeja fortalecer sua posição visando a campanha para deputado estadual em 2026.
Adilson Pires, atual secretário de Assistência Social, também aparece na lista de indicações para liderar a Secretaria de Cidadania. Mesmo após eleger seu sobrinho, Felipe Pires, como vereador do Rio, Adilson ainda conta com a confiança do grupo de Quaquá para manter espaço político no governo de Eduardo Paes.
As articulações refletem o esforço de Quaquá em consolidar sua influência tanto em Maricá quanto no Rio, enquanto busca expandir o protagonismo do PT no cenário político estadual.