Prefeitura emite nota sobra caso de sarna em escola em São José
A direção do CEIM Pinguinhos de Luz, em Maricá, emitiu um comunicado nesta terça-feira (7) informando que foram identificados casos de escabiose (conhecida como sarna) entre funcionários da unidade. Os colaboradores já foram afastados por orientação médica.
De acordo com o aviso, a escola está adotando medidas de prevenção em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, a Unidade de Saúde da Família São José 1 e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Um folder informativo será distribuído às famílias com orientações sobre sintomas e cuidados.
A direção orientou que crianças com sinais como coceira intensa, vermelhidão ou feridas na pele não compareçam à unidade até passarem por avaliação médica. Foi solicitado ainda que os responsáveis comuniquem imediatamente qualquer suspeita de contágio para garantir a segurança do ambiente escolar.
O comunicado também afirma que a escola passa por higienização com produtos desinfetantes, sob supervisão da Vigilância Sanitária, para evitar a proliferação do parasita.
Posicionamento da Prefeitura de Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, informou que as aulas no CEIM Pinguinhos de Luz estão temporariamente suspensas como medida preventiva. A decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria de Saúde, após a identificação de casos isolados de escabiose.
Equipes do CIEVS, da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Atenção Primária atuam de forma integrada no acompanhamento e controle da situação para que as aulas sejam retomadas o mais breve possível. Todas as ações seguem os protocolos técnicos de proteção da comunidade escolar.

