BAIRROS

MARICÁ VAI ADQUIRIR ESTRUTURA DE CONTENÇÃO CONTRA RESSACAS NA ORLA DE ITAIPUAÇU

As obras de urbanização da orla da praia de Itaipuaçu na antiga Avenida Beira Mar, cujo nome oficial é Allan Bueno Guapyassu de Sá, seguem acontecendo. Equipes da prefeitura atuam em vários pontos. A autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) já concluiu o procedimento inicial para aquisição das estacas-prancha que servirão para prevenir e proteger o trecho urbanizado contra possíveis ressacas.

As estacas-prancha são cortinas de contenção formadas por perfis metálicos que serão cravados a uma profundidade de até 12 metros onde a faixa de areia é pequena. As estacas-prancha formam uma contenção impermeável e serão essenciais para proteger tanto o calçadão quanto a pavimentação das movimentações das marés que podem ocasionar em grandes ressacas.

“Esse material é o mesmo utilizado em obras deste tipo no mundo inteiro. Chegamos a essa solução após o estudo dos impactos das marés que podem provocar ressacas na orla. Todo o trecho onde será colocado o material está mapeado”, afirma o presidente da Somar, Renato Machado.

A urbanização da orla compreende uma via principal com cerca de 8 metros de largura, sendo o calçadão com 4,5 metros e uma ciclovia (com 2,30 metros de largura), além de iluminação.

O material é o mesmo utilizado em terminais portuários. A utilização de estacas prancha oferece vantagens comparadas a outras soluções. O processo é “limpo” já que há escavação de terra e transporte de concreto e, em consequência, sem agredir o meio-ambiente.

error: Conteúdo protegido!