Atividades no Centro pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, comemorou o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua (19/08), com a realização de diversas atividades na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo – Centro). Foram promovidas apresentações culturais e exposição de artesanatos produzidos por essa população.
No espaço, diversos serviços municipais que acolhem essa população foram representados, como o Centro Pop, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), além da Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte e a Casa Abrigo de Araçatiba.
De acordo com Luana Menezes, representante da pasta que gerencia as casas abrigo do município, a ação na região central teve como objetivo dar visibilidade a essa população “Hoje, comemoramos um dia nacional de luta, mostrando que a pessoa em situação de rua é importante e cidadã. Trazendo essas atividades, ressaltamos que essa população existe, produz e merece dignidade. Além disso, apresentamos aos moradores todos os esforços da Prefeitura, através dos seus serviços, para atender esse público tão importante”, explicou.
Já para a secretária de Economia Solidária, Rebeca Andrade, que apoiou a atividade, a parceria demonstra a interligação entre cidadania e economia.
“Antes de assumir a pasta, trabalhava diretamente com a população de rua, então vejo essa atividade com um papel muito importante. As duas secretarias vêm trabalhando em conjunto e o projeto de hoje é mais um passo dessa parceria. Acredito que a Economia Solidária se expande até na venda de artesanato, na troca de produtos. Além disso, é muito gratificante ver pessoas que vi nos abrigos tendo outras oportunidades aqui, o que mostra os avanços que já conseguimos”, completou.
Tem que cadastrar e construir moradia e ,qualifica-los para o mercado de trabalho ,parceria co Senai e empresários.Vida digna