Petrobras planeja reajustar o preço dos combustíveis mais uma vez em 20 dias, diz Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro afirmou a jornalistas, na Itália, nesta segunda-feira (1º), que a Petrobrás aumentará o preço dos combustíveis mais uma vez em 20 dias. Ele afirmou que foi avisado pela estatal sobre a nova alta de forma não oficial e não deu mais detalhes. Bolsonaro também voltou a defender que a empresa seja privatizada e que o maior problema nos aumentos constantes é o ICMS.
“Tudo o que acontece de ruim que vem da Petrobras é minha culpa… O ideal, falei com o Paulo Guedes, é nós partirmos para privatizar a Petrobras. Isso é o ideal, no meu entender, que deve acontecer. Agora, isso aí não é colocar na prateleira e vender amanhã. Esse processo vai durar mais de ano”, disse ao defender a privatização.
Apesar de sempre ter sido contra a privatização da Petrobrás, Bolsonaro passou a defender a medida de forma mais enfática após suas tentativas de impedir o reajuste de preços terem falhado. A gasolina já subiu 73% no ano e o diesel, 65,3%. A alta dos preços dos combustíveis também pressiona a inflação, que em 12 meses já passou de 10%.