ENTRETENIMENTOPOLÍCIAPOLÍTICA

Prefeitura de Maricá promove encontro com profissionais do patrulhamento escolar 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na terça-feira (05/04) um encontro entre diretoras de escolas públicas do 6º ao 9º ano, guardas municipais, policiais da 6ª Cia do 12º Batalhão de Polícia Militar e representantes do Conselho Tutelar, para tratar de ações do patrulhamento escolar na cidade.

Comandante da Guarda Municipal de Maricá, Jean Medeiros falou sobre a importância do trabalho conjunto entre os órgãos de segurança e a Secretaria de Educação.

“A Guarda Municipal mantém o Grupamento de Ronda Escolar atuando na cidade, mas a extensão territorial de Maricá é enorme, por isso a união de forças é essencial. Estamos priorizando a ampliação do serviço para a nossa comunidade escolar, com profissionais que estão dispostos a fazer as coisas acontecerem”, disse Jean.

Patrulhamento Escolar: policiamento de proximidade

Durante o encontro, o capitão Rafael Nunes da 6ª Cia explicou que a atuação da Patrulha Escolar da Polícia Militar começou a ser realizada na cidade em 07/02 e tem o mesmo modelo da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), com policiamento voltado à proximidade com a sociedade, onde não há revistas, mas um trabalho preventivo em que os policiais interagem com a comunidade para a tomada de ações.

Com distintivo e viatura diferenciados, os profissionais atuam junto às escolas e ao Conselho Tutelar, sempre em duplas, compostas por um homem e uma mulher para que os estudantes, sejam meninos ou meninas, não tenham vergonha em pedir ajuda aos profissionais por serem de sexos opostos aos seus.

Além de se fazerem presentes em todas as unidades de ensino municipais e estaduais da cidade, em dois horários: das 05 às 17h e das 17h a 01h, os policiais militares são responsáveis por realizar palestras e incentivar os alunos a ocupar suas mentes com assuntos relevantes, como por exemplo em práticas esportivas, ganhando assim, o espaço de forma inteligente.

Uma aliada no processo educacional

A secretária de Educação, Adriana Costa, falou da importância de ter a Patrulha Escolar da Polícia Militar como sua aliada no processo educacional.

“Eu já fui diretora e sei o quanto é importante esse apoio. Adolescentes têm muitas dúvidas de quem são, então eu acho que as escolas de 6º ao 9º ano têm mais dificuldade. Acho importante também esse diálogo direto entre as diretoras e vocês da Patrulha Escolar, sem intermediários. Chegar na sala de aula e conversar com os nossos alunos vai ser muito importante, porque as pessoas estão tendo muitas dificuldades nesse retorno pós-pandemia ao convívio social”, disse a secretária.

error: Conteúdo protegido!