Maricá: Vereadores discutem educação inclusiva
Durante a sessão desta segunda-feira (23), os vereadores falaram sobre melhorias a serem feitas na educação, principalmente quanto à inclusão social de crianças com deficiência física ou mental. Eles salientaram a necessidade de implantação de profissionais específicos para atender esses alunos na rede municipal de ensino.
Além disso, os parlamentares decidiram confeccionar, em conjunto, uma indicação legislativa solicitando a criação de um benefício especial para ser concedido ao responsável por crianças com deficiência. A ideia surgiu do presidente da Casa de Leis, Aldair de Linda, que sugeriu criar a indicação e os demais vereadores aceitaram assinar em conjunto.
O vereador Rony Peterson salientou a importância de criar mecanismos de identificação de pessoas com autismo. O vereador Adelso Pereira informou que possui um projeto de lei que cria a implantação de atendimento especializado para crianças com dislexia e transtorno de déficit de atenção na rede municipal de ensino.
ereador Hadesh, presidente da Comissão de Educação, informou que está em processo de licitação a contratação de mediadores escolares. O vereador Marquinho da Juventude falou da importância de equilibrar os salários desses mediadores. Já Andrea Cunha sugeriu a capacitação de profissionais da cidade para o trabalho dessa categoria.
Durante a sessão, foi realizada a eleição para primeiro secretário. O vereador André Casquinha foi escolhido pela Mesa Diretora da Casa de Leis e os demais vereadores votaram favoravelmente à escolha.
Alteração de nome de rua – Os vereadores votaram, em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 168/2021, de autoria do vereador Xandi de Bambuí, que nomeia como Estrada Manoel Mariano Camargo, a atual Estrada do Café, em Bambuí.