POLÍTICA

Prefeitura de Maricá capacita profissionais que vão atuar no Mumbuca Transporte

Prefeitura de Maricá capacita profissionais que vão atuar no Mumbuca Transporte
Atendimento para cadastro dos usuários vai funcionar nas Rodoviárias do Centro e de Itaipuaçu

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Transporte, realizou nesta terça-feira (14/06), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro, uma capacitação para 20 profissionais que vão atuar nos postos de atendimento do Mumbuca Transporte – programa que garante gratuidade na passagem das vans no município –, nas Rodoviárias do Centro e de Itaipuaçu. O cadastramento dos usuários está previsto para começar no segundo semestre de 2022. Os beneficiários do cartão Mumbuca, com idades entre 25 e 50 anos, terão prioridade.

Durante a capacitação, aplicada por Érika Landim, responsável pelo treinamento dos produtos Riocard, foram abordados assuntos como documentação necessária para garantir o benefício; período determinado para o recadastramento; diferença do limite de passagens diárias e mensais para doentes crônicos e demais moradores da cidade. As regras do cartão também estiveram em discussão, como quem tem direito à acompanhante; limites de uso diário e de tempo entre viagens; restrições de turno e bloqueio pelo não uso em, no máximo, 60 dias. O valor não é cumulativo para o próximo mês.

“Se os profissionais cadastrarem os dados do usuário errado, ainda que seja uma letra, pode gerar uma necessidade de segunda via desnecessária, só que essa segunda via é paga. Então, lembrei a todos para que tenham muita atenção quando forem realizar o cadastramento, mesmo que sejam pessoas da mesma família”, frisou Érika, após demonstrar a forma correta de executar o preenchimento, completando: “As equipes não trabalham com exceções. Se a pessoa esqueceu algum documento, ela terá que voltar outro dia”, frisou, observando que o cartão dos usuários será nominal.

Estão previstas outras capacitações

Secretário de Transporte, Douglas Paiva explicou que esta é apenas a primeira capacitação. “É preciso preparar os servidores, para que o trabalho seja iniciado, de fato, e com excelência. Um dos próximos treinamentos será de Tecnologia da Informação (TI), para que os profissionais aprendam a utilizar o programa E-cidade, onde estão os dados de quem é beneficiário do cartão Mumbuca”, explicou o secretário.

A portaria com o calendário de usuários e os critérios para o comparecimento aos postos de cadastramento será publicada no Jornal Oficial de Maricá (JOM). A medida será adotada para que haja um ordenamento no cadastramento, já que todos os moradores terão direito ao benefício.

Mumbuca Transporte

Em novembro de 2021, foi iniciado o processo de implantação do Mumbuca Transporte – programa que vai garantir aos moradores o direito de viajar gratuitamente numa das 74 vans municipais. O benefício será concedido por meio de cartões do sistema RioCard, divididos em duas modalidades: social (para a população em geral) e essencial (para alunos da rede pública, idosos, pessoas com deficiência e/ou doenças crônicas de natureza física ou mental que exijam tratamento continuado). Ao todo, serão 60 passagens mensais.

error: Conteúdo protegido!