POLÍTICA

Maricá inaugura Casa da Mulher na sexta-feira 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, inaugura na sexta-feira (25/11) a Casa da Mulher Heloneida Stuart, no Centro. O espaço, que tem 190 metros quadrados, foi totalmente revitalizado e contará com auditório, academia para terceira idade, espaço de socialização, sala multiuso, salão de beleza, espaços para cursos profissionalizantes e brinquedoteca.

“A entrega da nova Casa da Mulher, com todas as melhorias feitas, mostra o olhar atento que a Prefeitura tem para as mulheres da nossa cidade. Colocamos aqui diversos equipamentos que vão proporcionar às assistidas um atendimento ainda mais humanizado e efetivo, como a oferta de profissionalização, espaço para os filhos, e tantas outras coisas que sabemos ser necessárias em momentos difíceis. Queremos que este local se torne referência de acolhimento para todas as mulheres de Maricá que necessitarem de amparo em algum momento”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

A Casa da Mulher oferece atendimento e acolhimento a mulheres vítimas de violência física, sexual, institucional e patrimonial. A proposta da nova instalação é ampliar os atendimentos e oferecer mais autonomia às mulheres. No espaço, ainda funcionará o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Natalia Coutinho Fernandes, que elabora e implementa políticas públicas para assegurar à população feminina o pleno exercício da cidadania. O projeto é resultado de emenda parlamentar do então deputado Fabiano Horta, atual prefeito de Maricá, e contará também com um veículo para atendimentos das demandas de mobilidade da casa.

“Para nós da equipe, essa é uma grande conquista e também a realização de um sonho, pois teremos mais conforto no atendimento às mulheres. Teremos espaço para oferecer cursos profissionalizantes, além de uma área holística, que trabalhará com terapias alternativas. O local ganhará uma biblioteca e um mini auditório, que será utilizado para aulas e workshops. Já a área externa terá uma academia para a terceira idade. Essas novidades vão colaborar para o melhor atendimento”, contou a coordenadora de Políticas para Mulheres, Luciana Piredda.

Heloneida Stuart imortalizada em Maricá

O nome do local foi escolhido em homenagem à Heloneida Studart pela luta feminista, que iniciou a carreira ainda na adolescência quando, estudante do colégio de freiras Imaculada Conceição de Fortaleza, escreveu a sua primeira história, “A menina que fugiu do Rio”.

“Heloneida Stuart foi uma militante pelos direitos da mulher e uma grande referência. O nome foi escolhido em 2011, pois ela também foi apaixonada por Maricá, viveu os últimos dias de vida na cidade, e é referência para essa luta”, explicou a coordenadora.