Saúde celebra três anos de funcionamento do Programa Melhor em Casa na cidade
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, comemora no mês de dezembro três anos de implementação no município do Programa Melhor em Casa, serviço de atenção domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS) que contribui para a desospitalização de pacientes dos hospitais municipais Conde Modesto Leal, no Centro, e Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. Entre 2020 e 2022, 500 pessoas foram atendidas nas residências pelas equipes multidisciplinares do programa, com 250 altas médicas, sendo 60 moradores recuperados da Covid-19, reforçando o papel fundamental da iniciativa durante o período pandêmico.
Além disso, Maricá possui uma ambulância específica para o transporte de pacientes acompanhados pelo Melhor em Casa, levando esse grupo para exames complementares e atendimentos médicos especializados, sendo uma das poucas cidades no Rio de Janeiro a ter um serviço desse tipo. O Programa Melhor em Casa conta com diversos profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, dentista e psicólogo.
Anderson Rodrigues, gerente do Programa Melhor em Casa no município, destacou a importância da iniciativa para acolher casos que necessitam de maior atenção nas próprias residências, atuando para solucionar as demandas sem a necessidade de internação ou exposição a riscos.
“O diferencial do programa é poder levar atendimento às casas das pessoas, através de uma equipe multidisciplinar, que atua principalmente nos casos de reabilitação motora e respiratória. Nossos pacientes possuem quadros agudos ou crônicos sem agravamento, sendo atendidos ao menos uma vez por semana, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo os riscos de infecções. A Atenção Domiciliar busca proporcionar ao paciente um cuidado próximo à rotina da família, ou seja, levando a segurança do hospital ao conforto do lar, o que é muito benéfico”, ressaltou.
Programa leva assistência qualificada aos moradores
Carolina Santiago Campos mora em Inoã e recebeu a equipe do Programa Melhor em Casa para atender o filho. Caio sofreu um acidente de moto e teve complicações motoras e na fala, tendo cuidados especializados da equipe, que, segundo a mãe, foram essenciais para a alta médica.
“O Melhor em Casa surgiu na minha vida e foi o que me ajudou a superar essa situação, que não foi fácil, mas só tenho a agradecer à equipe pelo cuidado com o Caio. Eu tenho muita fé e me emocionei quando os profissionais falaram que iriam dar alta para o meu filho, porque eu esperava o dia deles estarem em casa, nos apoiando e também fazendo companhia. Só gratidão por termos à disposição esse serviço que faz toda a diferença”, afirmou Carolina.
Município esteve presente no Seminário Estadual da Atenção Domiciliar
A atuação qualificada da equipe do Programa Melhor em Casa de Maricá também foi reconhecida fora da cidade. Anderson Rodrigues, gerente do programa no município, participou do 1º Seminário Estadual da Atenção Domiciliar, que aconteceu no dia 18/11 em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, contando com a presença de representantes de mais de trinta cidades do estado.
O encontro aconteceu no auditório da Base Aérea Naval da Marinha do Brasil e teve o objetivo de reconhecer o trabalho das equipes desse serviço, proporcionando troca de experiências e alinhando os fluxos de funcionamento do Programa Melhor em Casa entre os municípios fluminenses.