Prefeitura entrega notebooks e certificados aos vencedores do 5ª Prêmio Novos Pesquisadores
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, realizou nesta quarta-feira (21/12) uma solenidade para homenagear os vencedores do 5º Prêmio Novos Pesquisadores 2022, na sede da secretaria, que fica na Rua Eugênia Modesto da Silva, 276, Parque Eldorado. Ao todo, seis alunos (três primeiros colocados nas categorias ensino fundamental e médio), além de seus orientadores, receberam um notebook e um certificado.
O Prêmio Novos Pesquisadores foi criado para estimular a inclusão dos estudantes da Educação Básica em ações e processos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade, o interesse pelo resgate histórico, o questionamento da realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos.
“Cumprimos uma etapa muito importante hoje com a entrega dos notebooks para os vencedores do 5º Prêmio Novos Pesquisadores e vamos encerrar com a publicação do livro com os artigos feitos pelos alunos. Cada vez mais o programa ganha em importância no desenvolvimento da ciência nas escolas de Maricá” destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Ribeiro.
Uma das contempladas foi Julya Pacheco Gomes, primeira colocada na categoria A (Ensino Fundamental) com o trabalho que “Ler, pensar, agir: como ações literárias podem beneficiar ações humanas nas escolas da rede municipal de Maricá. A aluna da Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, no Flamengo, ficou muito feliz ao receber a premiação. “Achei interessante a iniciativa de falar sobre algo que pode contribuir com a cidade e esse trabalho ajudou muito a melhorar a interação com a escola e com os professores”, disse a aluna que teve orientação de Larissa Souza.
Já na categoria B (Ensino Médio), o primeiro lugar ficou com a estudante Ana Karen Silva e o seu orientador Fernando Vieira com o trabalho “Além de sol e mar: incentivos à valorização do patrimônio histórico – cultural de Maricá”. “Estou no terceiro ano do ensino médio e para mim foi uma grande experiência participar do Prêmio. Estou muito feliz”, falou Ana.
Premiados nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio
Ainda na categoria A (Ensino Fundamental) também foram premiados a 2ª colocada Maria Clara Carvalho de Oliveira, estudante do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, orientada por Anna Beatriz Cavalcante de Melo da Cruz, com o trabalho “Memória e identidade: Um resgate da cultura do(s) povo(s) de Maricá; e o 3º colocado Miguel Marun Francisco, estudante da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, orientado por Fabiano José Martins Nogueira, com o trabalho “As lacunas no ensino deixadas pela covid-19.
Já na categoria B (Ensino Médio) também foram premiados a 2ª colocada Ana Luiza Peixoto Sampaio, estudante do Colégio Opção A – Unidade II – Veneto, orientada por Marcelo José de Souza, com o trabalho “O descarte adequado de pilhas e baterias no distrito de Itaipuaçu/Maricá: Um
trabalho de conscientização; e a 3ª colocada Clarice Leão Motta, aluna do Instituto Federal Fluminense (IFF), orientada por André Felipe Figueira Coelho, que apresentou o trabalho “A compostagem como mitigação do efeito estufa e instrumento de inovação social em Maricá.
Ainda foram entregues duas menções honrosas para os alunos da categoria A, Luiz Eduardo Oliveira e a orientadora Camilla Teixeira; e categoria B, para Poliana Paz e o orientador Gabriel da Silva.