BAIRROS

Semana da Luta Antimanicomial será marcada com diversas atividades culturais em Maricá

Semana da Luta Antimanicomial será marcada com diversas atividades culturais em Maricá

Programação acontece entre os dias 16 e 18/05, incluindo peça teatral, exibição de filme, sarau e outras ações

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), promove entre os dias 16 e 18/05, a Semana da Luta Antimanicomial na cidade, com diversas ações artísticas e culturais pela defesa ao cuidado humanizado e em liberdade de pessoas com sofrimento psíquico. Na terça-feira (16), a programação começa na Lona Cultural de Itaipuaçu, localizada na Rua Antônio Marques Mathias, com apresentação do teatro do oprimido e intervenções lúdicas. No mesmo dia, às 15h, será exibido um filme sobre a mobilização no Cine Henfil, no Centro.

Na quarta-feira (17), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial 3 (Caps 3), no Centro, irá realizar a oficina “Medicações poéticas”, utilizando a poesia como forma de expressar ideias sobre a luta antimanicomial e também estimular a criatividade. O Caps 3 fica na Rua Clímaco Pereira, 259, no Centro, próximo à Unidade de Saúde da Família (USF) Central.

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18), a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, irá sediar, a partir das 13h, uma série de atividades culturais. O evento contará com a exposição dos 58 desenhos que participaram do concurso “Direito e liberdade, cuidar é a melhor arte”, além de sarau, música ao vivo, oficinas e uma feira com a comercialização de itens produzidos pelos moradores. A programação tem a parceria das secretarias de Economia Solidária; Assistência Social; Políticas Inclusivas; Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher; Cultura; além da Coordenadoria de Postura.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que as atividades marcam a dedicação dos profissionais da cidade por um cuidado humanizado e qualificado.

“É motivo de felicidade promover uma mobilização ampla pela assistência em liberdade à saúde mental e, em Maricá, estamos comprometidos com essa causa. Serão três dias de oficinas, teatro, cinema e outras expressões culturais, mostrando que a arte liberta e deve ser um ponto central do cuidado. Convido todos a participarem, se juntando a nós nessa luta tão importante”, ressaltou.

Edna Francisca, superintendente de Atenção Psicossocial da Femar, destacou a importância da semana para relembrar a trajetória e os avanços no cuidado à saúde mental.

“A Semana da Luta Antimanicomial simboliza a mobilização marcada pelo fechamento de manicômios, a reforma psiquiátrica e a implantação do trabalho em rede de Atenção Psicossocial. Nossa atuação é norteada na assistência ao usuário, com o cuidado em liberdade, respeitando a singularidade e autonomia da pessoa em sofrimento psíquico, além de fortalecer os vínculos familiares, sociais e com o território onde vive”, concluiu.

Serviço: Programação da Semana da Luta Antimanicomial na cidade

16/05 (terça-feira)

14h: Apresentação do teatro do oprimido e intervenções culturais na Lona Cultural de Itaipuaçu – Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), esquina com a Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida 1).

15h: Exibição de filme sobre a Luta Antimanicomial no Cine Henfil – R. Alferes Gomes, 390, Centro.

17/05 (quarta-feira)

14h: Oficina “Medicações poéticas” no Caps 3 –  Rua Clímaco Pereira, nº 259, Centro.

18/05 (quinta-feira)

13h: Atividade cultural pela luta antimanicomial na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro – exposição de desenhos, sarau, música, feira e oficinas.

error: Conteúdo protegido!