POLÍCIA

Prefeito Fabiano Horta anuncia construção de batalhão da PM em Maricá

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, determinou a construção de um Batalhão da Polícia Militar no município, visando fortalecer as ações de segurança na região. O terreno para a unidade já foi solicitado pela prefeitura e será localizado às margens da RJ-106, no bairro Flamengo.

Essa iniciativa decorre de uma proposta apresentada pela gestão municipal à Secretaria de Estado de Polícia Militar, com o objetivo de criar uma unidade exclusiva para Maricá, separando as atividades de inteligência e policiamento ostensivo atualmente atribuídas ao Batalhão de Niterói (12º BPM).

Nesta quarta-feira, o prefeito conversou por telefone com o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e com o Secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique, reafirmando o compromisso com uma investigação rigorosa e transparente em relação à morte do menino Dijalma de Azevedo, de 10 anos.

Uma audiência foi agendada com o governador para a próxima terça-feira, 18, a fim de discutir outras medidas de segurança, incluindo o reforço do efetivo da 6ª Cia da Polícia Militar em Maricá. Atualmente, a cidade conta com uma média de 35 policiais por dia nas ruas, número considerado insuficiente diante do crescimento populacional registrado no censo demográfico do IBGE.

O prefeito enfatizou a necessidade de implementar uma política de inteligência e gestão estratégica de segurança pública a curto prazo, destacando o compromisso em não permitir que crimes como esse fiquem impunes ou que tragédias como essa sejam naturalizadas na cidade. Além disso, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho para discutir uma Política de Reparação a Vítimas em Territórios Conflagrados, coordenado pela secretaria de Governo e com a participação de todas as secretarias da área social.