ENTRETENIMENTOPOLÍTICA

Maricá lança campanha contra a violência à mulher e fortalece rede de apoio

A Prefeitura de Maricá lançará na quinta-feira (20/07) uma importante campanha de combate à violência contra a mulher, buscando fortalecer, ampliar e disseminar ações preventivas para que as vítimas possam identificar situações abusivas e buscar atendimento. Com o slogan “Isso tem nome. E o nome disso é violência contra a mulher”, a estratégia tem o objetivo de reduzir os índices de crimes dessa natureza no município.

A campanha publicitária foi criada de forma didática, destacando comportamentos machistas que se enquadram como violência física e psicológica contra a mulher, como ameaças, controle, agressões e ataques. Com mensagens de impacto, protagonizadas por mulheres negras, as peças já estão espalhadas pela cidade em outdoors, abrigos de ônibus e mídias sociais, além de vídeos informativos e uma cartilha com orientações para conscientizar a população.

A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, agora transformada em Secretaria Municipal de Políticas de Defesa dos Direitos das Mulheres, é responsável por todas as ações e atendimentos oferecidos pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). O centro oferece apoio psicológico, jurídico e assistência social, garantindo que as vítimas se sintam acolhidas e amparadas. Somente neste ano, cerca de 1.800 mulheres receberam algum tipo de atendimento do CEAM, e em 2022, a instituição prestou assistência a 356 mulheres.

As violências contra a mulher podem se manifestar de diversas formas, como físicas, psicológicas, morais, patrimoniais, institucionais e sexuais. O perfil dos agressores também varia, incluindo cônjuges, ex-maridos, filhos, enteados, namorados e amantes. Dados do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania apontam que 2.423 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência no Brasil, com 495 casos registrados de feminicídio, representando a triste realidade de uma mulher morta por dia.

Para oferecer suporte e proteção às vítimas, a Guarda Municipal de Maricá criou o Grupamento Maria da Penha, que já registrou 388 ocorrências e atendimentos a mulheres vítimas de violência em um ano de atividade no município. O grupo trabalha preventivamente com base na aplicação da Lei Maria da Penha, protegendo as vítimas e oferecendo apoio em todas as etapas do processo. O Grupamento conta com 18 agentes e duas viaturas caracterizadas, que atuam 24 horas por dia, realizando visitas domiciliares e orientações por meio de aplicativo.

A população pode realizar denúncias ou buscar atendimento através dos telefones da CEAM (21) 3731-5636, (21) 97602-3243 e (21) 99107-9691, ou acionando a Guarda Municipal de Maricá pelo número 153. Além disso, a Central de Atendimento à Mulher também está disponível através do número 180. O CEAM está localizado na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, 50, Centro. A Prefeitura de Maricá reforça a importância de combater a violência contra a mulher e promover uma sociedade mais justa e igualitária.