ATUALIDADESPOLÍTICA

Projeto de lei que cria ônibus exclusivos para mulheres é aprovado em Maricá

A Câmara Municipal de Maricá votou e aprovou um projeto de lei que visa a criação de ônibus exclusivos para mulheres na cidade.

O projeto, apresentado pelo vereador Frank Costa, surge em resposta a diversos casos de assédio ocorridos dentro dos coletivos ao longo deste ano. Com o objetivo de garantir a segurança e bem-estar das passageiras, a criação dos ônibus exclusivos tem como propósito evitar crimes, constrangimentos e situações desrespeitosas contra as mulheres que utilizam os transportes públicos diariamente.

A proposta do “Vermelhinho das Mulheres” prevê que esses ônibus circulem de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, com identificação exclusiva para o público feminino e pintura externa na cor rosa.

É importante ressaltar que crianças com menos de 12 anos que estejam acompanhadas de mulheres, homens acompanhando mulheres com necessidades especiais, ou homens com necessidades especiais que estejam acompanhados por mulheres poderão utilizar os ônibus exclusivos.

Aguarda-se agora a sanção do prefeito Fabiano Horta para que a medida seja efetivada, e em breve, as mulheres de Maricá poderão contar com essa opção de transporte mais seguro e confortável. O projeto prevê multas para os usuários que descumprirem a lei e insistirem em utilizar os ônibus destinados exclusivamente às mulheres. A motorista, que terá preferência para ser mulher, poderá solicitar o auxílio da Guarda Municipal ou do PROEIS para fazer cumprir a medida.