Projeto do Vereador Robgol que cria sessões de cinema adaptadas para pessoas com autismo é sancionado
Se tornou lei o projeto de autoria do vereador Robgol que determina a realização obrigatória de sessões de cinema adaptadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, em Maricá.
QUER SABER DE TUDO QUE ACONTECE NA CIDADE? CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP.
O Programa se destina a atender crianças, adolescentes, bem como os adultos também terão acesso às salas de cinema adaptadas.
“O acesso ao cinema, à cultura e ao lazer é um direito de todos. E Maricá tem sido referência no que diz respeito ao tema. Então, ficamos muito felizes com essa conquista. Ela nos dá cada vez mais alegria e autonomia para seguir trabalhando em prol da inclusão das pessoas com deficiência nas escolas, nos esportes, na saúde, no lazer e em todos os espaços.” Disse o vereador.
Para se enquadrar na lei, as sessões deverão realizar adequações luminosas, do volume sonoro e da refrigeração do espaço, de forma que as pessoas com TEA se sintam mais confortáveis durante todo o filme.
“A matéria busca oferecer maior conforto, mais liberdade e menos estresse às pessoas com TEA e a seus familiares”. Completou o Vereador. O projeto de lei foi sancionado pelo Prefeito Fabiano Horta, gerando a lei nº 3.398/2023.