Prefeitura de Maricá implementa novo sistema viário binário no centro da cidade
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), irá implantar a partir do próximo dia 27 de junho um novo sistema viário binário no centro da cidade. O projeto, resultado de estudos realizados nos últimos três anos, visa melhorar a fluidez do trânsito e reduzir a quantidade de acidentes.
De acordo com o secretário Dilson Souza, “o sistema binário garante melhor fluidez no trânsito e reduz a quantidade de acidentes. Essa intervenção faz parte do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transportes (PAITT), que são planos de baixo custo para melhorar as condições de circulação de condutores, ciclistas e pedestres.”
Nesta primeira fase, as principais mudanças incluem a retirada da rotatória da Mumbuca, a semaforização de cruzamentos, a ampliação da malha cicloviária, a adequação de faixas de pedestres, baias de ônibus, vagas exclusivas e calçadas, além da criação e regulamentação de vagas de uso comum e de carga/descarga. Também haverá alteração de sentido em diversas vias do centro.
“Nossa meta é aumentar a segurança viária, criar mais vagas de estacionamento e implementar ciclofaixas. Conto com a compreensão e a paciência de todos durante esse período de adaptação, pois o legado positivo superará os transtornos temporários”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.
A engenheira Fernanda Guarnieri Santos, da Sectran, explica que as mudanças vão melhorar a qualidade de vida e o ambiente urbano. “O projeto é ousado, mas fundamental para atendermos a todos os usuários da via. É essencial que respeitemos as sinalizações e o espaço do outro, com pedestres atravessando nas faixas, veículos estacionando apenas nas áreas permitidas e ciclistas utilizando as ciclofaixas.”
As intervenções incluem a alteração do sentido de diversas ruas, como Domício da Gama, Abreu Rangel, Vereador Francisco Sabino da Costa, Pereira Neves, Prefeito Hilário da Costa e Silva, Senador Macedo Soares, entre outras. A prefeitura pede a colaboração da população durante essa fase de adaptação, visando construir um trânsito mais seguro e acessível para todos.