Guarda Municipal de Maricá comemora 2 anos do Grupamento Maria da Penha
O Grupamento Maria da Penha (GMAP), criado pela Guarda Municipal de Maricá, acaba de completar dois anos de importante atuação no município. O programa, exclusivamente voltado ao atendimento de ocorrências envolvendo violência contra a mulher, já se provou fundamental para a proteção e acolhimento das vítimas.
Segundo levantamento da própria Guarda Municipal, o GMAP registrou 1.033 ocorrências desde sua criação em 2022. Destes casos, 26% resultaram em condução dos agressores à delegacia local entre maio de 2022 e maio de 2024. O tempo médio de resposta dos agentes a partir do chamado é impressionante: apenas 22 minutos. Atualmente, o grupamento conta com 18 agentes e 2 viaturas dedicadas a essa frente de trabalho.
O foco do GMAP é a prevenção e o amparo às mulheres em situação de violência, aplicando rigorosamente a Lei Maria da Penha. As vítimas recebem suporte psicológico, jurídico e assistência social, de forma a se sentirem acolhidas e amparadas durante todo o processo. Dentre as principais atividades, destacam-se 372 casos de violência doméstica, 240 atendimentos no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e 79 cumprimentos de medidas protetivas.
Para solicitar o acompanhamento do Grupamento Maria da Penha, as vítimas podem procurar a Casa da Mulher, no centro de Maricá, ou entrar em contato pelos telefones (21) 96809-1516 (Disk Seop) e 153 (Guarda Municipal). Após o primeiro atendimento, a equipe do GMAP fica responsável por acompanhar cada caso de perto, realizando visitas domiciliares e mantendo contato constante via aplicativo.
O programa demonstra o compromisso da Prefeitura de Maricá em priorizar a segurança e a proteção das mulheres do município, oferecendo um serviço especializado e humanizado no enfrentamento à violência de gênero.