ATUALIDADESBAIRROSPOLÍCIA

Guarda Municipal de Maricá recebe treinamento para uso de equipamentos não letais

Foto:Katito Carvalho

Nesta quarta-feira (10/07), a Guarda Municipal (GM) de Maricá recebeu 60 dispositivos elétricos incapacitantes (pistolas Spark 2.0), além de spargidores com spray de pimenta e gás lacrimogêneo. Esses equipamentos não letais serão utilizados em situações que demandem a imobilização de infratores, sem causar lesões permanentes ou fatalidades.

De acordo com o secretário de Ordem Pública e Gestão do Gabinete Integrado, Julio Cesar Veras, o objetivo principal desses novos armamentos é a preservação de vidas. “Nossa Guarda Municipal é uma guarda cidadã, do diálogo, da comunicação não violenta. Melhores condições de trabalho têm reflexos imediatos na prestação de serviço. Com esse armamento não letal, os nossos servidores terão mais tranquilidade e segurança para exercer suas atividades”, afirmou Veras.

Antes de os equipamentos serem utilizados pelos agentes, 120 guardas municipais passarão por um rigoroso treinamento com especialistas para aprender a manejá-los de forma legal e responsável. O material didático está sendo finalizado pelo Centro de Formação da Guarda Municipal.

Os equipamentos ficarão armazenados na sede da Guarda Municipal, em Araçatiba, em uma sala monitorada por câmeras. Apenas os agentes que passarem pelo curso de capacitação poderão utilizar as pistolas Spark 2.0 e os spargidores.

Estruturação da Guarda Municipal

Nos últimos anos, a Guarda Municipal de Maricá vem recebendo investimentos para otimizar sua atuação na segurança pública municipal. Além da inauguração de uma nova sede este ano, houve um aumento significativo no efetivo, que saltou de 123 para 442 agentes após concurso público realizado em 2019.

Até o final de julho, a corporação também deverá ter toda a sua frota de viaturas renovada, com a substituição de 21 veículos por carros 0 km com nova identidade visual.

Essa será a primeira vez que a Guarda Municipal, com 22 anos de existência, receberá equipamentos não letais. “Para a Guarda Municipal é a realização de um sonho e um avanço da nossa instituição”, concluiu o comandante Carlos Eduardo.

error: Conteúdo protegido!