120 agentes da Guarda Municipal fazem treinamento para usar equipamento não-letal
A Guarda Municipal de Maricá promoveu um treinamento para 120 agentes que estão preparados para utilizar armamento não-letal recentemente adquirido. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Ordem Pública e Gestão do Gabinete Integrado (Seop) e teve como foco inicial uma aula teórica detalhada sobre a pistola Spark Z2.0, modelo do equipamento em questão.
Além das pistolas elétricas incapacitantes, comumente conhecidas como “armas de choque”, os guardas também receberam instruções sobre o uso de espargidores contendo gás lacrimogêneo e spray de pimenta. As pistolas possuem uma vida útil de cinco anos, enquanto as baterias têm uma duração de dois anos. Os dardos desses dispositivos têm um alcance de até seis metros e as descargas elétricas não representam um risco grave para o coração, mesmo em indivíduos com problemas cardíacos.
Por outro lado, os espargidores de pimenta e lacrimogêneo têm um efeito imediato, causando o fechamento involuntário dos olhos e uma sensação intensa de ardência nas vias respiratórias. Cada agente receberá um espargidor de pimenta de tamanho “mini” para uso individual, enquanto as equipes terão à disposição sprays de maior alcance, ideais para o controle de grandes grupos.
Esse treinamento e a introdução desses novos equipamentos visam aprimorar a capacidade da Guarda Municipal de Maricá para lidar com diversas situações de maneira segura e eficaz, garantindo a proteção da comunidade e o cumprimento das atribuições de segurança pública.