POLÍCIA

Discussão na Alerj Entre Deputados Pode Resultar em Ação de Racismo

Uma troca de acusações entre os deputados Renato Machado (PT) e Renan Jordy (PL), durante sessão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (17), pode levar a uma ação por racismo contra Jordy. Durante o discurso de Machado, que criticava declarações de Jordy, o parlamentar do PL fez um gesto apontando para seu paletó preto, interpretado como uma alusão à cor da pele de Machado, que é negro.

Sentindo-se ofendido, Machado declarou que encaminhará o vídeo ao Ministério Público e ao Conselho de Ética da Alerj. “Foi um gesto provocativo e de cunho racial”, afirmou o deputado do PT.

Jordy defendeu-se nas redes sociais, afirmando que o gesto foi uma ironia ao “tremor de medo” causado por Machado e não de teor racista.

O conflito teve início após Jordy sugerir uma homenagem à cantora Jojo Todynho, usando termos que provocaram indignação entre parlamentares do PT e PSOL, ao se referir a eles como “claque esquerdista” e “escravocratas do século XXI”. Machado respondeu pedindo respeito e dizendo que a atitude era desrespeitosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!