Deputada Zeidan é reeleita para a Mesa Diretora da Alerj e fortalece representatividade feminina
A deputada estadual Zeidan (PT) foi reeleita como uma das vice-presidentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), consolidando seu papel como uma das principais vozes femininas no parlamento estadual. Em seu terceiro mandato, a parlamentar reafirma seu compromisso com o diálogo, a defesa dos direitos das mulheres e o desenvolvimento do estado.
“Esse é o mandato com maior representação feminina no Parlamento Estadual e também a maior participação de mulheres na Mesa Diretora. Isso é uma conquista. A política se faz com diálogo, foco e objetivo, e nós trabalhamos para construir um estado melhor para todos”, destacou Zeidan.
Dos 13 membros da Mesa Diretora, cinco são mulheres, refletindo o avanço da participação feminina na Alerj. Atualmente, 16 deputadas ocupam cadeiras no parlamento, sendo o PT o partido com a maior bancada feminina, com cinco representantes.
Atuação legislativa e defesa dos direitos das mulheres
Ao longo de sua trajetória, Zeidan tem se destacado por iniciativas voltadas à proteção das mulheres, cultura, turismo comunitário e economia solidária. A deputada presidiu a CPI da Enel/Light, que encaminhou 126 medidas para melhoria dos serviços de energia, além de ter sido relatora da CPI da violência contra a mulher.
Entre suas principais leis aprovadas, estão:
✅ Observatório do Feminicídio e Programa de Enfrentamento ao Feminicídio;
✅ Declaração do movimento charme, forró e samba como patrimônios culturais imateriais;
✅ Reconhecimento da Tapeçaria do Espraiado, em Maricá, como patrimônio cultural;
✅ Criação da Política Estadual de Economia Solidária e da Política de Turismo Comunitário;
✅ Instituição do Dia das Torcidas Organizadas e presidência da Frente Parlamentar de Diálogo com as Torcidas Organizadas em favor da paz nos estádios.
Além disso, Zeidan também lidera a Frente Parlamentar em Defesa do Samba, Carnaval e Blocos de Rua, reforçando seu compromisso com a cultura popular e a valorização das tradições do Rio de Janeiro.
Com um mandato voltado para a justiça social, igualdade e fortalecimento das políticas públicas, a reeleição da deputada para a Mesa Diretora reforça a importância da representatividade feminina no Legislativo estadual.