Maricá amplia vacinação contra gripe para profissionais da saúde
A Prefeitura de Maricá iniciou, nesta sexta-feira (11/04), a aplicação da vacina contra a Influenza (gripe) para os trabalhadores da área da saúde. A imunização está disponível em todas as 27 Unidades de Saúde da Família (USF), distribuídas pelos quatro distritos da cidade, a partir das 8h nos dias úteis.
A medida tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e evitar complicações graves e hospitalizações relacionadas ao vírus da gripe. A vacinação é gratuita e segue sendo oferecida para os demais grupos prioritários já estabelecidos.
Atualmente, o público-alvo inclui: crianças de seis meses até 5 anos incompletos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, deficiência, imunossuprimidos e indígenas. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento com foto, caderneta de vacinação (se disponível) e um comprovante de enquadramento no grupo prioritário.
Em 2024, o Ministério da Saúde incluiu a vacinação anual contra a gripe no Calendário Nacional de Vacinação para três públicos: crianças, gestantes e idosos. Com isso, a imunização desses grupos passou a fazer parte da rotina dos serviços de saúde, como estratégia permanente de proteção contra o vírus Influenza.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a importância da nova etapa de imunização. “Profissionais da saúde estão expostos diariamente ao risco de infecção. Ampliar a vacinação para esse grupo é um passo essencial. Vacinar é salvar vidas e prevenir complicações da gripe”, afirmou.
Locais de vacinação
Confira alguns endereços das Unidades de Saúde da Família com vacinação disponível:
- USF Central – Rua Clímaco Pereira, 241, Centro (8h às 18h)
- USF Jardim Atlântico – Rua 36, esquina com a Rua 53 (8h às 18h)
- USF Mumbuca – Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n (8h às 18h)
- USF Inoã 1 – Rua Caio de Figueiredo, travessa do CIEP (8h às 17h)
- USF Itaipuaçu (Barroco) – Rua Getúlio Vargas, lote 13, quadra 4, casa 2 (8h às 18h)
- USF São José 2 – Estrada da Cachoeira, s/n (8h às 18h)
As demais unidades também estão atendendo normalmente. A lista completa está disponível nos canais oficiais da Secretaria de Saúde.
A campanha reforça a importância da prevenção, especialmente diante da chegada do outono e da aproximação do inverno, períodos de maior circulação viral.