Quaquá lança pré-candidatura à presidência nacional do PT e amplia disputa interna no partido
O prefeito de Maricá (RJ) e atual vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Washington Quaquá, confirmou sua pré-candidatura à presidência da legenda. O lançamento oficial de sua campanha está previsto para o dia 13 de maio, no Circo Voador, no Rio de Janeiro.
A decisão de Quaquá provocou movimentações significativas dentro do partido, especialmente na corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), onde a candidatura de Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP), já vinha sendo articulada com apoio de setores próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo diante da preferência interna por Edinho, Quaquá afirmou, em mensagens direcionadas à militância da CNB, que não apoiará o adversário e confirmou que entrará na disputa.
Com o nome de Quaquá agora oficialmente na corrida pela presidência do PT, o partido soma cinco candidatos à sucessão de Gleisi Hoffmann, que deixou o comando da sigla para assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. Além dele e de Edinho Silva, também estão no páreo o deputado federal Rui Falcão (PT-SP), o secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, e Valter Pomar, representante da corrente Articulação de Esquerda.
Outro nome cotado para disputar a presidência partidária é o do senador Humberto Costa (PT-PE), atual presidente interino da sigla, embora ele ainda não tenha oficializado sua candidatura.
Em entrevistas recentes, Quaquá revelou que busca formar uma aliança com Rui Falcão e Romênio Pereira, especialmente se a eleição interna caminhar para um segundo turno. O prefeito de Maricá também anunciou que sua campanha será fundamentada nas ideias desenvolvidas em seu livro “Diálogos com a Utopia”, obra na qual propõe reflexões sobre o futuro da esquerda no Brasil.