PF deflagra Operação Teatro Invisível II para combater organização criminosa que atuava no RJ e MG
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15/04), a Operação Teatro Invisível II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em obstrução da justiça, caixa dois, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.
A ação é desdobramento da primeira fase da operação, deflagrada em setembro de 2024, e resulta da análise aprofundada do material apreendido anteriormente. Nesta nova etapa, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nos municípios de Cabo Frio, Itaguaí, Mangaratiba, Rio de Janeiro (RJ) e Juiz de Fora (MG).
Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 3,5 bilhões em contas dos investigados e a suspensão das atividades de oito empresas ligadas ao esquema.
As investigações revelaram que o grupo destruiu provas armazenadas em dispositivos digitais, promoveu o uso de caixa dois para beneficiar campanhas eleitorais em 2024 e fraudou licitações públicas em pelo menos quatro municípios do Rio de Janeiro.
Outro ponto grave apontado foi a prática sistemática de lavagem de dinheiro, com uso de empresas de fachada, transações em espécie, contas de passagem e aquisição de bens de alto valor.
Se condenados, os investigados poderão cumprir até 27 anos de reclusão. A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos e desmantelar por completo a atuação da organização criminosa.