POLÍCIA

Prefeitura de Maricá capacita agentes de saúde para acolhimento da população surda nas USF

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (07/07) uma capacitação voltada ao acolhimento de pessoas surdas nas Unidades de Saúde da Família (USF). A formação, que aconteceu no Condado, reuniu cerca de 140 agentes comunitários de saúde em dois turnos e teve como objetivo qualificar o atendimento nos serviços de Atenção Primária à Saúde.

Ministrada pela professora e doutora em Linguística Adriana Baptista, a capacitação trouxe orientações essenciais sobre como receber com respeito e eficácia os usuários surdos que procuram assistência nas unidades de saúde do município. Ao final da atividade, todos os participantes receberam certificados de participação.

A capacitação integra um plano maior da Prefeitura de Maricá de reestruturar e qualificar os serviços de Atenção Primária. Entre as medidas adotadas estão melhorias nas estruturas das USF, ampliação das equipes de profissionais e a entrega de novas unidades.

No último dia 28 de maio, foi inaugurada a USF Josefa Xavier Leal, em São Bento da Lagoa (Itaipuaçu), com estrutura completa para atendimento médico, odontológico, vacinação, coleta de exames, curativos e mais. A unidade conta com quatro equipes de saúde da família, além de uma equipe multiprofissional com fisioterapeuta, educador físico, psicóloga e assistente social.

Essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura com a humanização e ampliação dos serviços públicos de saúde, atendendo com qualidade toda a população — inclusive aquelas com necessidades específicas de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *