Maricá renova convênio com o Estado e amplia efetivo da Polícia Civil no município
A Prefeitura de Maricá renovou, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, o convênio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro que garante o reforço do efetivo da Polícia Civil no município. A medida assegura a continuidade e a ampliação do atendimento na 82ª Delegacia Policial (Maricá), além de introduzir avanços significativos no combate à violência contra a mulher.
O novo termo de cooperação tem validade inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até 36 meses. O número de profissionais passou de 180 para 210 vagas, com destaque para a criação de uma cota específica para policiais civis do sexo feminino, que atuarão especialmente no enfrentamento à violência doméstica.
O secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras, destacou a relevância da iniciativa:
“Esse aumento das vagas contribui diretamente para agilizar o atendimento nas delegacias, acelerar as investigações e proporcionar mais eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.”
A ampliação do convênio reforça a importância da integração entre as esferas municipal e estadual para a promoção da segurança pública. A atuação de policiais mulheres também fortalece a rede de proteção às vítimas, especialmente em casos de violência doméstica e familiar.