POLÍCIA

FLIM 2025: Maricá valoriza autores locais e leva produção estudantil para o centro da cena literária

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai transformar a Orla do Parque Nanci em um dos maiores palcos culturais do país entre os dias 5 e 14 de setembro, durante a 10ª Festa Literária de Maricá (FLIM). O evento, que chega à maior edição de sua história, reunirá mais de 100 autores residentes no município, com mais de 32 debates, sessões de autógrafos, estandes de venda de livros e oficinas, sempre das 8h às 20h. Às sextas, sábados e domingos, a programação se estende até as 23h, com shows musicais.

Juventude em destaque
A participação estudantil não se limitará ao papel de espectador. Jovens autores da rede municipal, como Brunno Pimenta, de 13 anos, e Marcello Eduardo de Souza, já se preparam para repetir o sucesso do ano passado, quando venderam 100 exemplares em apenas dois dias. Os dois, junto de colegas, fundaram a editora virtual Rubber Livros e lançam obras que vão de marketing a investimentos adaptados à realidade brasileira.

“Quero mudar a mentalidade dos jovens como eu, explicar planejamento financeiro, tudo isso que é importante mas que fica sempre para depois”, afirmou Marcello.

O gosto pela escrita também ganhou força na Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra Feteira, em Cordeirinho, onde oficinas literárias deram origem ao conto O segredo do pássaro mágico, escrito a várias mãos por sete alunos do 7º ano.

Histórias e memórias
A FLIM também será espaço para preservar a memória de Maricá. A professora aposentada Laura Costa lança Histórias de Maricá, obra que reúne causos e fatos do município desde 1930, enquanto a escritora Zezé Pedrosa apresenta Vidas em chamas II, continuação do relato autobiográfico sobre o incêndio do Gran Circus Norte-Americano, em Niterói, em 1961.

Para a secretária municipal de Educação, o evento cumpre um papel fundamental: “Mais do que uma feira, a FLIM é um encontro de vozes, gerações e olhares sobre a literatura e sobre a própria cidade. É um espaço de memória e de futuro”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *