Maricá inaugura Jardim de Infância e alcança a marca de 85 escolas na Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, entregou à população mais uma unidade escolar, ampliando a Rede Municipal de Ensino, que agora conta com 85 escolas e atende mais de 30 mil estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.
O novo Jardim de Infância Tia Bárbara já está em funcionamento em tempo integral e acolhe mais de 80 crianças, em turmas de berçário e maternal. São duas turmas de berçário, três de maternal I e uma de maternal II. O espaço foi planejado para ser seguro, acolhedor e lúdico, oferecendo às famílias a certeza de que seus filhos estão recebendo cuidado, atenção e afeto.
“Entregar uma escola é entregar sonhos. Vamos acabar com a fila de espera na educação infantil. Na faixa etária entre 4 e 5 anos, já zeramos completamente a fila. Agora, partimos para a faixa dos seis meses até os 3 anos de idade”, afirmou o secretário de Educação, Rodrigo Moura.
A nova unidade conta com uma equipe de professores e multiprofissionais que atuará diariamente, promovendo atividades adequadas para cada faixa etária: desenvolvimento motor, estímulo sensorial, incentivo à linguagem, socialização e autonomia. Também haverá atenção especial à alimentação, nutrição e saúde, em constante diálogo com as famílias.
Legado da Tia Bárbara
O novo Jardim de Infância leva o nome da professora Bárbara Rodrigues da Silva, carinhosamente conhecida como Tia Bárbara. Nascida em 1990, em Duque de Caxias (RJ), escolheu Maricá como sua cidade e construiu uma trajetória marcada por competência, dedicação e amor à educação pública.
Educadora e diretora na Casa da Criança de Itaipuaçu, Bárbara conquistava a todos com sua comunicação fácil, energia contagiante e carisma. Defensora da educação pública inclusiva e transformadora, deixou marcas profundas em colegas, alunos, famílias e amigos.
Mesmo partindo precocemente em 2022, sua memória segue viva. Ao eternizar seu nome nesta nova escola, Maricá reafirma seu compromisso com uma educação cada vez mais humana e transformadora.