POLÍCIA

Antônio Grassi assume a presidência da MARÉ, nova empresa pública de cultura e turismo de Maricá

 ator e ex-presidente da Funarte e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Antônio Grassi, assumiu na última terça-feira (16) a presidência da MARÉ – Maricá, Arte, Roteiro e Experiências, nova empresa pública criada pela Prefeitura de Maricá para promover a cultura e o turismo no município.

Durante a cerimônia de posse, também foi instalado o Conselho Administrativo da empresa, composto por sete membros: Keffin Gracher, Luciana Andrade, Rita de Cássia Rodrigues, Marcela Costa de Araújo, Julio Urdangarin e William Seixas.

Missão e objetivos da MARÉ

A MARÉ nasce com a missão de ampliar a visibilidade de Maricá no Brasil e no exterior, fortalecendo sua vocação turística e cultural. A empresa atuará em diversas frentes, como gastronomia, cinema, audiovisual, artes plásticas, turismo, edição de livros e música.

A nova instituição também absorverá ações antes sob responsabilidade da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), centralizando projetos estratégicos da cidade.

Projetos em destaque

Entre as iniciativas que ficarão sob gestão da MARÉ estão:

  • Caminho das Artes, que contempla os museus Casa Darcy Ribeiro, Casa Beth Carvalho e Casa Maysa Monjardim, em Cordeirinho, além da Praça das Utopias.
  • Mirante do Caju, ponto turístico de grande relevância.
  • Maricá Filmes, plataforma de streaming que ganhará novos projetos de produção audiovisual, edição de livros e música.

A empresa também atuará na captação de recursos e na organização de eventos culturais de grande porte.

Festival Língua ao Mar

Um dos primeiros grandes eventos sob responsabilidade da MARÉ será o Festival Língua ao Mar, previsto para novembro. O encontro reunirá países de língua portuguesa em Maricá, reforçando os laços culturais e a posição do município no cenário internacional.

O prefeito Washington Quaquá destacou a importância da iniciativa:

“A nova empresa vai organizar o festival, que será o maior encontro cultural de países de língua portuguesa.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *