POLÍCIA

Rio registra menor temperatura da década para o mês de outubro

A cidade do Rio de Janeiro registrou, nesta terça-feira (21), a menor temperatura da década para o mês de outubro. Segundo o Sistema Alerta Rio, a mínima chegou a 11,3°C, às 3h25, na estação Alto da Boa Vista — o menor valor desde o início das medições do órgão, em 2014.

De acordo com o Alerta Rio, a queda acentuada nas temperaturas está relacionada à passagem de uma frente fria continental que atuou sobre o município no fim de semana (18 e 19 de outubro). O fenômeno, somado à umidade do ar e aos ventos vindos do oceano, provocou o declínio térmico nas madrugadas de segunda (20) e terça-feira (21).

A meteorologista Mayara Villela, do Sistema Alerta Rio, explicou que a combinação de ventos úmidos e um sistema de alta pressão contribuiu para a diminuição das temperaturas.

“A primavera é uma estação de transição, que ainda apresenta características do inverno em seu início e tende a ganhar características de verão ao longo do período”, afirmou a especialista.

Previsão do tempo

Para esta terça-feira (21), a previsão é de céu parcialmente nublado e sem chuva, com ventos variando de fracos a moderados. As temperaturas devem permanecer estáveis, com máxima de 26°C.

Nos próximos dias, o tempo deve seguir com redução de nebulosidade e elevação gradual das temperaturas mínimas. As máximas previstas variam entre 27°C e 30°C, conforme o Alerta Rio.

Menores temperaturas registradas em outubro (2014–2025)

📍 Estação Alto da Boa Vista

  • 11,3°C – 21/10/2025
  • 12,2°C – 20/10/2025
  • 12,7°C – 06/10/2014

A Prefeitura do Rio destacou que todas as medições foram realizadas na estação Alto da Boa Vista, tradicionalmente a região mais fria da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *