POLÍCIA

Operação da Polícia Civil desmonta esquema criminoso e evita tragédia em área residencial de Maricá

Uma ação firme, estratégica e marcada por coragem colocou fim a um esquema de tráfico de drogas e intimidação contra prestadores de serviços na manhã desta segunda-feira (22), em São José do Imbassaí, em Maricá. Policiais civis da 82ª DP (Maricá), por meio do Grupo de Investigação Complementar (GIC), prenderam em flagrante um criminoso e apreenderam um adolescente durante uma operação realizada na Comunidade da Linha, na Rua Anchieta.

A ofensiva policial é resultado de uma investigação iniciada após denúncias de funcionários de uma empresa de internet que vinham sendo ameaçados por criminosos armados. O objetivo do grupo era impor, à força, o monopólio da prestação de serviços de internet na região. As apurações também foram reforçadas por informações do Disque Denúncia, que indicavam intensa atividade de tráfico de drogas e a circulação de homens armados no local.

Durante a ação, as equipes do GIC cercaram a comunidade por dois pontos estratégicos: a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e a Rua Anchieta. Na entrada principal, os policiais surpreenderam Silvio Leonardo Pinto, de 38 anos, apontado como “olheiro” do tráfico, que portava um radiocomunicador para alertar comparsas sobre a presença policial.

No momento da abordagem, criminosos que atuavam em uma banca de drogas próxima reagiram de forma violenta e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra os agentes. Mesmo sob ataque, os policiais optaram por não revidar, priorizando a segurança de moradores, incluindo mulheres e crianças que estavam nas imediações. Em uma atitude que demonstra elevado preparo técnico e responsabilidade, os agentes utilizaram a própria viatura e o corpo para proteger o preso dos tiros disparados por integrantes da própria quadrilha. Após o cessar do confronto, projéteis foram recolhidos para perícia.

Em outro ponto da operação, uma segunda equipe do GIC conseguiu interceptar um adolescente de 15 anos que tentava fugir carregando uma mochila repleta de drogas e materiais ligados ao tráfico. Com ele, foram apreendidos pinos de cocaína, pedras de crack, tabletes de maconha, frascos de “cheirinho da loló”, radiocomunicador, telefones celulares e um caderno com anotações da atividade criminosa.

Os envolvidos e todo o material apreendido foram encaminhados à 82ª DP, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante (APF 082-14108/2025). O adulto responderá por associação para o tráfico, enquanto o adolescente foi autuado por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.

A Polícia Civil reforça que seguirá atuando de forma incisiva contra organizações criminosas que tentam impor o medo, explorar comunidades e limitar o direito da população à segurança e à livre prestação de serviços em Maricá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *