MARAEY vence prêmio internacional no MIPIM Awards como melhor megaempreendimento do mundo
empreendimento Maraey, que está sendo desenvolvido em Maricá, foi anunciado nesta quinta-feira (12) como vencedor do MIPIM Awards na categoria “Melhor Novo Megaempreendimento do Mundo”.
A premiação ocorreu durante cerimônia no Palais des Festivals et des Congrès de Cannes, na França, durante o MIPIM, evento que reúne investidores, urbanistas e líderes do setor imobiliário de mais de 90 países.
Projeto brasileiro superou concorrentes globais
O prêmio é considerado um dos mais importantes do setor imobiliário internacional. O projeto desenvolvido em Maricá superou empreendimentos de diferentes continentes em uma disputa decidida por especialistas do mercado e também pelo voto popular de mais de 20 mil participantes do evento.
Os critérios avaliados incluíram:
- sustentabilidade e integração ambiental
- impacto econômico e social
- inovação tecnológica
- qualidade da experiência do usuário
- excelência arquitetônica
O júri destacou o projeto como um exemplo de inovação ao unir luxo, tecnologia e responsabilidade ambiental em grande escala.
Reconhecimento internacional
O prêmio foi recebido em Cannes por Emilio Izquierdo, que celebrou o reconhecimento internacional.
“Vencer o MIPIM Awards como o Melhor Novo Megaempreendimento do Mundo é a consagração de um compromisso com a excelência. Este projeto mostra como o mercado imobiliário pode evoluir, promovendo desenvolvimento econômico ao mesmo tempo em que preserva a natureza e gera transformação social”, afirmou.
Sustentabilidade como base do projeto
Reconhecido pela ONU Turismo como referência em desenvolvimento sustentável, o projeto será implantado em uma área de aproximadamente 840 hectares, com apenas 6,6% de ocupação predial.
Entre os destaques ambientais está a criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do estado do Rio, ampliando em cerca de 32% a vegetação nativa da região.
O projeto também inclui:
- regularização fundiária da comunidade de pescadores de Zacarias
- programas de qualificação profissional em parceria com Firjan SENAI e a Prefeitura de Maricá
- geração estimada de 18 mil empregos durante a construção
Complexo turístico internacional
O empreendimento reunirá marcas globais de alto padrão, incluindo:
- Ritz-Carlton Reserve (primeiro da América do Sul)
- JW Marriott
- Rock in Rio Autograph Collection
Além disso, o complexo contará com universidade de hotelaria ligada à École Hôtelière de Lausanne, centro esportivo Maria Esther Bueno Tennis & Sports Club, centros de pesquisa ambiental e parcerias tecnológicas com empresas como BMW e Siemens.
Com investimento privado estimado em R$ 4,5 bilhões na primeira fase, o projeto também projeta uma arrecadação anual de cerca de R$ 485 milhões em impostos, consolidando-se como um dos maiores empreendimentos turísticos e imobiliários do Brasil.

