BAIRROS

EPT faz intercâmbio em cidades com transporte gratuito

EPT faz intercâmbio em cidades com transporte gratuito

Representantes da empresa de transportes conhecem programas Tarifa Zero dos municípios de Ibirité (MG) e Paranaguá (PR)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), enviou representantes para um intercâmbio nas cidades Ibirité (Minas Gerais) e Paranaguá (Paraná), que possuem o transporte gratuito semelhante ao programa Tarifa Zero.

A iniciativa teve como objetivo o compartilhamento de experiências, o conhecimento de novos conceitos e ideias sobre a mobilidade urbana, transporte, projetos de lei, normas e outros dispositivos legais, além da possibilidade de acompanhar de perto a operação do Tarifa Zero em outros munícipios.

Ao todo, 71 cidades brasileiras têm gratuidade no transporte público, sendo Maricá a pioneira com mais de 100 mil habitantes, tendo a maior frota operante do país e a que mais transporta pessoas diariamente. A EPT dispõe hoje de 115 ônibus e 38 linhas que circulam por toda a cidade, com média diária de 115 mil deslocamentos e cerca de 3 milhões de viagens por mês.

O programa “Tarifa Zero” de Paranaguá, no litoral do Paraná, começou a funcionar em março de 2022. Com população estimada em 158 mil habitantes, o sistema conta com 52 ônibus, 21 linhas e registra cerca de 700 mil deslocamentos por mês. A cidade mineira Ibirité (MG) iniciou a liberação das catracas no transporte público do município em janeiro deste ano. O sistema conta com 23 ônibus, 11 linhas e registra cerca de 10 mil deslocamentos por dia. São mais de 184 mil habitantes.

Para o presidente da EPT, Celso Haddad, a integração de diversas regiões do país, fortalece a política pública de gratuidade no transporte público.

error: Conteúdo protegido!