POLÍCIA

Prefeitura de Maricá oferece capacitação para atendimento a migrantes e refugiados

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, realizou uma capacitação com o tema “Migrantes e Refugiados: Conceitos e Orientações para Atendimentos” nesta quarta-feira (12/07). O objetivo do evento foi instruir os servidores municipais sobre o acolhimento adequado aos estrangeiros que chegam para se instalar na cidade. A capacitação foi uma parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e ocorreu na Casa dos Conselhos de Maricá, no Centro, com a presença de representantes de diferentes órgãos do governo municipal.

O evento contou com a participação da instituição Cáritas RJ, por meio do Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES), que ofereceu atendimento a um grupo de estrangeiros presentes. Um dos participantes era o venezuelano Jose Tomás Sabino Figueroa, de 64 anos, que deixou seu país há cerca de três anos e se estabeleceu em Maricá.

Garry Ulisse, um haitiano que vive em Maricá desde 2015 e atualmente atua como assessor para migrantes e refugiados na Coordenadoria de Igualdade Racial, setor da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, é responsável por atender os estrangeiros que chegam à cidade. Segundo ele, aproximadamente 150 pessoas de diferentes países, como Venezuela (a maioria), Haiti, França, Índia, Síria, Zâmbia e Benin, estão atualmente vivendo em Maricá.

O trabalho do governo municipal recebeu elogios do órgão estadual do setor. Eliane Almeida, coordenadora de migração e refúgio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, destacou que a cidade está de parabéns por ter um imigrante ocupando um cargo de gestor e reconheceu os esforços de Maricá em acolher e auxiliar os migrantes e refugiados.

error: Conteúdo protegido!