Prefeitura de Maricá derruba construções irregulares na Mumbuca e reassenta famílias
Na última sexta-feira (21/07), a Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (GATED), realizou a derrubada de oito construções irregulares localizadas na Rua Rinalda Rodrigues da Silva e outras duas casas na Rua Beira Rio, todas no bairro Mumbuca. As residências estavam situadas na Faixa Marginal de Proteção (FMP), que é considerada uma área não edificante e, portanto, caracteriza crime ambiental.
Para a realização do trabalho, foram utilizados caminhões para retirar os entulhos e uma retroescavadeira para derrubar os imóveis, além de equipamentos como pá e enxada. Essa operação foi uma continuação da ação iniciada no dia 14/07, que atendeu ao inquérito civil do Ministério Público Estadual (n° 70905, de 2010), determinando a retirada dos imóveis da faixa marginal de proteção.
As oito famílias que ocupavam as construções receberam novas casas no bairro Pindobas, por meio do programa municipal Habitar Reassentamentos da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos. Essa medida visa garantir o direito à moradia digna para as famílias afetadas pela ação.
A Prefeitura de Maricá reforça a importância de respeitar as áreas de preservação ambiental e segue trabalhando para coibir esse tipo de irregularidade no município.