Maricá lidera transição para ônibus sem catraca no transporte público
Em um importante passo rumo à modernização e democratização do transporte público, a Prefeitura de Maricá, através da Empresa Pública de Transportes (EPT), anuncia a implementação de ônibus sem catracas em seis linhas do sistema Vermelhinhos Tarifa Zero.
A partir da próxima sexta-feira, 26 de julho, as linhas E20, E21, E22, E23, E24 e E24A deixarão de contar com as tradicionais catracas, abrindo caminho para uma experiência inédita na mobilidade urbana do município.
Maricá se torna assim a primeira cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes a oferecer transporte público gratuito em ônibus sem catracas, consolidando sua posição de referência em mobilidade urbana sustentável e inclusiva.
Para garantir a transparência e a eficiência do sistema, a empresa ESX – Ouro Negro, vencedora da licitação, implementará uma tecnologia avançada de contagem de passageiros por meio de “Câmeras Dome IP Contadoras de Passageiros”.
A experiência-piloto nas seis linhas será a base para a expansão desta iniciativa para as demais rotas do sistema Tarifa Zero. O objetivo é que até o fim do primeiro semestre de 2025, toda a frota municipal de 135 ônibus opere sem catracas.