Tucano aparece em quintal de casa em São José e gera impasse para moradores
Na manhã desta terça-feira (10), um tucano apareceu no quintal de uma residência no bairro de São José, em Maricá, surpreendendo os moradores. A ave silvestre foi vista bebendo água, o que chamou ainda mais a atenção.
O morador, preocupado em não infringir leis ambientais, relatou dificuldades para obter apoio dos órgãos responsáveis pelo resgate de animais. Segundo ele, entrou em contato com o órgão de resgate, mas foi informado que, devido à alta demanda, não seria possível realizar o atendimento no momento.
“Eu falei para eles que não quero problemas. Sei que é uma ave silvestre e, se não levarem, pode parecer que estou criando ilegalmente. Não quero essa complicação para mim,” desabafou o morador. Ele disse que, se não houver solução, pretende registrar um boletim de ocorrência (B.O.).
O morador criticou a falta de eficiência dos serviços municipais, afirmando que há funcionamento apenas durante campanhas políticas e reclamou do “jogo de empurra” entre as instituições. “Me mandaram procurar o Corpo de Bombeiros, e vou tentar novamente. Mas não posso ficar aqui o dia todo cuidando da ave e garantindo que os gatos não a ataquem,” afirmou ele.
Enquanto o impasse permanece, o morador reforçou que está cuidando temporariamente do tucano e que espera uma resolução rápida para evitar problemas legais.