POLÍCIA

Rodrigo Pimentel visita Maricá e elogia políticas públicas de segurança do município

O especialista em segurança pública Rodrigo Pimentel, ex-integrante do Bope e referência no tema, esteve em Maricá nesta quarta-feira (05/02) para conhecer de perto as políticas de segurança implementadas na cidade. Acompanhado do fundador do AfroReggae, José Junior, Pimentel foi recebido pelo prefeito Washington Quaquá, que apresentou os planos para consolidar Maricá como a cidade mais segura do Brasil.

Durante a visita, o especialista percorreu ruas do município e conversou com guardas municipais e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis Maricá). Ele constatou que Maricá não enfrenta problemas comuns em cidades da região, como o domínio do tráfico e da milícia.

“A barricada é o sinal da falência da segurança pública. Se o tráfico consegue colocar barricada, é sinal de que o prefeito perdeu a cidade. Aqui em Maricá, isso não acontece. Além disso, a cidade não sofre com a venda controlada de bujões de gás pelo crime organizado, um problema grave no Rio de Janeiro”, destacou Pimentel.

Indicadores criminais em queda

Dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ) confirmam a eficiência das estratégias adotadas em Maricá. Em 2024, diversos índices atingiram os menores níveis da série histórica:

✅ Roubo de veículos: Apenas 43 casos em todo o ano, mesma marca de 2023, que já representava uma redução de 49% em relação a 2022.
✅ Roubo de rua: Com 247 registros, 2024 teve o menor número dos últimos 12 anos. Desde 2017, quando o convênio com o Proeis foi firmado, os roubos caíram 66%.
✅ Roubo de carga: Nenhum caso registrado em oito meses de 2024. No total, houve apenas oito registros, metade do número de 2023.
✅ Letalidade violenta: O menor índice dos últimos 12 anos, com 38 ocorrências.

O secretário de Segurança Cidadã, Coronel Julio Veras, comemorou o reconhecimento de Pimentel e reforçou que Maricá é referência nacional.

“Valeu a pena todo o esforço. Maricá se tornou um case de sucesso e nossas políticas públicas podem ser exportadas para outros municípios do Brasil”, destacou Veras.

Parceria com AfroReggae

Outro destaque da visita foi o início de um diálogo para uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e o AfroReggae. O objetivo é levar ações sociais para as comunidades mais vulneráveis, oferecendo cultura, educação e oportunidades para jovens e egressos do sistema penitenciário.

“O prefeito Quaquá tem um olhar empreendedor, fomentando negócios, cultura e turismo. Vamos trabalhar juntos para levar mais oportunidades para a juventude maricaense”, afirmou José Junior.

A reunião também contou com a presença da secretária de Comunicação Social, Danielle Oliveira, do secretário Executivo de Gestão de Governo, Arlen Pereira, da chefe de Gabinete, Dayrlene Costa, e do diretor de Inovação Científica do ICTIM, Ciro Torres.

📌 Maricá segue se destacando como modelo de segurança e inclusão social no estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!