Prefeitura de Maricá conclui curso de capacitação em cão-guia para inclusão social
A Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão de Maricá concluiu, nesta sexta-feira (21/02), a primeira edição do curso “Cão-guia como forma de mobilidade e inclusão social”, realizado no âmbito do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI). O treinamento, com carga horária de cinco horas, foi dividido entre aulas teóricas e práticas, ocorrendo no Cine Henfil e na sede do CRPI, e teve como objetivo capacitar os profissionais da autarquia para a utilização da Terapia Assistida por Animais – anteriormente denominada cinoterapia – nas ações de reabilitação.
Durante o curso, os participantes foram introduzidos ao conhecimento histórico sobre a prática, à legislação vigente e à articulação com organizações governamentais e não-governamentais. Os profissionais também aprenderam técnicas de treinamento e socialização do cão-guia, essencial para o atendimento adequado aos assistidos, especialmente aqueles com baixa visão ou deficiência visual.
A secretária de Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, enfatizou que a capacitação visa melhorar a qualidade do atendimento e proporcionar maior autonomia aos beneficiários dos centros de reabilitação. “Existem estudos que comprovam que o estímulo com animais melhora a qualidade cognitiva e a fala, sendo uma ferramenta de grande relevância para nossos assistidos”, afirmou.
O instrutor George Thomaz Harrison destacou a importância da socialização do cão-guia, explicando que o treinamento inclui preparar o animal para conviver com a sociedade, possibilitando sua inserção em espaços públicos como escolas, restaurantes e shoppings, conforme a legislação federal que garante o direito à circulação.
A participação de profissionais como a pedagoga Talita Furtado e o analista de suporte Bruno Ramosevidenciou o impacto positivo da capacitação: enquanto Talita ressaltou a importância pessoal do curso para auxiliar sua mãe, que ficou cega, Bruno destacou como a utilização do cão-guia pode proporcionar independência e mobilidade aos deficientes visuais.
A Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão, comprometida em oferecer oportunidades de acesso igualitário aos serviços públicos, desenvolve diversas ações e projetos voltados para grupos vulneráveis, integrando iniciativas para pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+ e outros segmentos em situação de vulnerabilidade social.
Com a conclusão deste curso, Maricá dá mais um passo na promoção de políticas inclusivas e na capacitação de profissionais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, fortalecendo o compromisso do município com a inovação e a equidade social.