MP deflagra operação contra corrupção em Saquarema com alvos em Maricá e outras cidades
Na manhã desta terça-feira (13), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou a Operação Conexões, que investiga corrupção e desvio de recursos públicos na Prefeitura de Saquarema. A ação conta com 30 mandados de busca e apreensão cumpridos em endereços de 20 pessoas físicas e 10 empresas, incluindo alvos nas cidades de Maricá, Rio de Janeiro, Niterói, São João de Meriti e São Gonçalo.
Segundo o MPRJ, a operação tem como foco o funcionamento de uma possível organização criminosa durante a gestão da ex-prefeita de Saquarema, cujo nome não foi divulgado devido ao sigilo judicial. As investigações apuram os crimes de peculato (desvio de dinheiro público) e organização criminosa, com contratos públicos que ultrapassam R$ 326 milhões, alguns deles já apontados com sobrepreço pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).
“Estamos falando de contratos que, juntos, superam R$ 326 milhões, alguns com sobrepreço já constatado pelo Tribunal de Contas do Estado. Onde houver sinais de fraudes e enriquecimento ilícito com recursos públicos, o Ministério Público vai atuar com rigor. É isso que a sociedade espera de nós — e é isso que estamos fazendo”, declarou o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira.
A operação está sendo conduzida por promotores de Justiça, com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e de oficiais de Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). O objetivo é coletar provas que subsidiem um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pela Procuradoria-Geral de Justiça.
Mais informações sobre os envolvidos e os desdobramentos da operação devem ser divulgadas assim que o sigilo judicial for levantado.