POLÍCIA

Sistema de monitoramento de Maricá auxilia na captura de foragidos por homicídio e latrocínio

O avanço tecnológico da Segurança Pública em Maricá voltou a trazer resultados. Em duas ações realizadas entre os dias 05 e 06 de dezembro, o trabalho integrado entre o município e a Polícia Civil possibilitou a prisão de dois homens procurados pela Justiça por crimes graves.

O primeiro detido foi Maycon dos Santos. Condenado a 12 anos por homicídio e investigado por assassinar um policial militar em maio de 2025, ele foi localizado após agentes identificarem uma fotografia publicada pelo próprio suspeito no Farol de Ponta Negra. A motocicleta que aparecia na imagem chamou atenção dos operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que, por meio do sistema de monitoramento, acompanharam seu deslocamento até a ponte da Barra de Maricá, onde ele foi abordado.

A operação foi desencadeada na sexta-feira (05/12) pela Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã.

No sábado (06/12), uma nova ação resultou na captura de Robert Richard, conhecido como Lázaro. Contra ele havia mandado de prisão por latrocínio, roubo qualificado e tráfico de drogas, crimes registrados em julho de 2022 no município de Guapimirim. O reconhecimento também aconteceu a partir das câmeras do Ciosp, que identificaram a motocicleta conduzida pelo suspeito enquanto ele trafegava por Maricá. Com a confirmação, policiais civis realizaram a abordagem em Itaboraí, encaminhando o homem à Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, onde permanece preso.

Na última semana, a Prefeitura iniciou a construção da Cidade da Segurança — um complexo moderno que reunirá estruturas da Guarda Municipal, área de treinamentos, estande de tiros, salas de capacitação e um novo Centro Integrado de Comando e Controle.

Em 2025, Maricá se destacou com indicadores históricos: o menor índice de letalidade violenta desde 2003, um ano e meio sem registros de latrocínio, 27 prisões, cinco pessoas desaparecidas localizadas, mais de 300 ocorrências encaminhadas à delegacia e 109 veículos recuperados somente através do monitoramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *