BAIRROS

PRIMEIRA ENTRADA DE MARICÁ SERÁ AMPLIADA PARA MELHORAR O TRÂNSITO

Prefeitura de Maricá procura solucionar as questões relacionadas ao trânsito na região do Centro da cidade, através de ações que buscam dar mais fluidez aos veículos que por ali circulam. A mais recente delas é o alargamento da Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, que desde o fim do ano passado está recebendo novas faixas de rolamento nos dois sentidos, entre a RJ-106 e a altura da ponte da Mumbuca (veja no mapa). A intervenção na primeira entrada da cidade está fase final, restando apenas o trecho junto a um posto de combustíveis e na primeira ponte sobre o rio, ambos na pista de saída da cidade.

Na mesma via, outras alterações deverão entrar em vigor nos próximos dias. Veículos de transporte escolar que levam alunos de duas escolas da rede privada que ficam na avenida não poderão mais acessá-la no sentido Centro, passando a embarcar e desembarcar os estudantes na Rua Amadeu Pugliese, em frente ao Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM), onde já foram demarcadas vagas de estacionamento.

Para isso, esses veículos terão de acessar a Rua Antônio Eduardo (ao lado da churrascaria Maminha de Ouro) e seguir pela Amadeu Pugliese. Os pais de alunos de uma dessas instituições de ensino terão de entrar com seus veículos no pátio da unidade e sair logo em seguida à entrada ou saída deles, o que já foi acordado com a escola. O recuo de estacionamento que fica entre os portões de entrada e saída passará a ser destinado a pessoas com deficiência.

Para facilitar a travessia de estudantes e outros pedestres, duas faixas elevadas (traffic calming) deverão ser construídas onde hoje já existem faixas comuns na altura das escolas. Outra providência será a utilização mais efetiva do semáforo instalado no final da Rua Abreu Sodré. Nos horários de maior movimento, ele será acionado para regular a passagem de veículos, ficando na forma intermitente fora deste horário. Logo depois, parte da calçada entre as ruas dos Quintanilhas e Beira-Rio perdeu um metro de sua largura para facilitar o fluxo de trânsito.

Para quem chega à cidade pela avenida, uma das opções de acesso ao Centro é a Rua Joaquim Eugênio dos Santos, que ganhou uma nova calçada no fim de abril. A via vai ganhar sinalização horizontal para distinguir quem segue em direção ao Parque Eldorado ou à Praça Orlando de Barros Pimentel, utilizando a Rua Barão de Inoã.

Para melhorar o acesso por esta via, a rotatória ao lado da ponte da Mumbuca e seu entorno passaram por ajustes. Enquanto a calçada na margem do rio também perdeu cerca de um metro de sua largura, a própria rotatória teve a circunferência reduzida.

A autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) e a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito planejam deixar tudo pronto para as comemorações do aniversário da cidade, no dia 26 de maio.

error: Conteúdo protegido!