BAIRROS

SAMU DE MARICÁ RECEBE DUAS NOVAS AMBULÂNCIAS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Maricá passa a contar com duas novas ambulâncias. Os veículos modelo Mercedez-Benz Sprint, adquiridos pela Prefeitura de Maricá ao custo de R$ 344 mil, foram entregues nesta terça-feira (1°/10) na base do Hospital Conde Modesto Leal, sendo uma unidade de serviço básico (USB) e uma de serviço avançado (USA).

Esta última, além dos equipamentos como garrafas de oxigênio, ar comprimido e GPS, conta ainda com desfibrilador e respirador. Com isso, o Samu Maricá tem agora três ambulâncias e uma ‘motolância’.

O prefeito Fabiano Horta participou da entrega ao lado da secretária de Saúde, Simone da Costa. Ambos afirmaram que Itaipuaçu deve ganhar uma nova base do Samu até o fim deste ano.

“Esta entrega de hoje (terça-feira, dia 01/10) nos permite projetar a futura base já com uma dessas ambulâncias novas. A frota é de um desgaste constante e precisávamos modernizar para que nosso Samu continue sendo a referência que sempre foi. É importante manter essa estrutura porque é na hora do desastre que o alento às vítimas e suas famílias precisa chegar”, ressaltou Fabiano.

“Hoje temos uma equipe que é muito integrada, e é uma vitória nossa poder oferecer a eles um novo equipamento de trabalho para dar o suporte à vítima até o hospital. Muita gente é salva pela equipe do Samu porque é ela quem socorre primeiro, uma das melhores da região e que agora tem uma condição melhor”, reforçou a secretária de Saúde, Simone da Costa, ao revelar que está sendo articulado um sistema de rastreamentos das ambulâncias com a central do Samu, que fica em Niterói.

Atualmente, o Samu de Maricá tem um grupo de sete socorristas que trabalham em plantões de 24 horas cada. Três deles integram as equipes de atendimento com um médico, um enfermeiro e um condutor nas unidades avançadas e outros três na básica, que tem ainda dois técnicos de enfermagem.

Até setembro o serviço realizou uma média de 145 atendimentos mensais, num total que ultrapassa 1.600 ocorrências em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado, que atende os casos em vias públicas.

Estas novas viaturas para o Samu se somam a dez outras ambulâncias de atendimento de emergência, que a Secretaria de Saúde de Maricá recebeu em 2017. A frota renovada passou a permitir até o triplo dos quase 130 atendimentos diários feitos pela rede municipal, com alocação em pontos estratégicos por toda a cidade.

error: Conteúdo protegido!