BAIRROSENTRETENIMENTO

PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO RIO DE JANEIRO É CONFIRMADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

O primeiro caso de Coronavírus no Rio de Janeiro foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na tarde desta quinta-feira. Agora são 8 casos confirmados no Brasil.

São Paulo: 6 casos

Rio de Janeiro: 1 caso

Espírito Santo: 1 caso 

A confirmação da presença do coronavírus em todos os continentes está causando preocupação sobre a capacidade de reação global à doença. O vírus que surgiu na China no fim do ano passado já chegou a mais de 79 países, segundo a Organização Mundial da Saúde, ultrapassa o número de 3,2 mil mortes e registra mais de 95 mil infectados.

O Brasil confirmou oito casos para o vírus, todos importados. No total, são 636 casos suspeitos – 378 foram descartados.

Apesar de ter uma grande capacidade de contágio, a letalidade do coronavírus não é considerada alta e, segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há motivo para pânico. Ainda assim, o órgão internacional elevou o nível de contaminação global para “muito alto”.

Os sintomas da infecção podem se assemelhar a uma gripe comum na maioria das pessoas e, para evitar a propagação do vírus, os órgãos recomendam medidas de higiene simples, como lavar as mãos regularmente e usar álcool em gel. Confira respostas para perguntas frequentes sobre o assunto.