POLÍTICA

MARICÁ VIRA NOTÍCIA EM REVISTA POLÍTICA AMERICANA: ”A RESPOSTA DA CIDADE DE MARICÁ AO COVID-19 É A MAIS AMBICIOSA DO BRASIL, E SEM DÚVIDA, DO MUNDO”

A revista política dos Estados Unidos ”Boston Review – Um fórum político e literário” publicou uma reportagem sobre o município de Maricá nesta quinta-feira (9). O assunto abordado foi como Maricá está tentando superar a crise com os programas sociais.

Neste momento de crise devido a pandemia do novo coronavírus, a revista frisou a importância dos benefícios cedidos pela Prefeitura de Maricá aos munícipes.

A Boston Review relatou toda a importância do Cartão Mumbuca (programa de Renda Básica de Cidadania – RBC), as cestas básicas distribuídas para alunos da rede municipal e o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), afirmando que a politica social local está pensando no seu povo.

”A mumbuca, em outras palavras, não é apenas um veículo para inclusão financeira, mas também um meio de transformar Maricá de uma comunidade de dormitórios em um mercado próspero de bens, empregos e lazer.”

Na reportagem, a revista exalta outros benefícios como os ”Vermelinhos”, investimentos na infraestrutura e o fundo soberano municipal, relatando a sabedoria para usar o dinheiro dos royalties.

”Para garantir que esses programas sobrevivam à renda do petróleo de Maricá, a cidade lançou um fundo soberano de riqueza. Permite que a cidade, na qual uma parcela considerável da população vive em situação de pobreza, entre no mercado financeiro em condições favoráveis.”

Washington Quaquá (PT), ex-prefeito de Maricá, também foi tema na reportagem, sendo exaltado por ser o pilar pelas iniciativas politicas sociais na cidade.

”O conjunto de iniciativas adotadas pela cidade, dentre elas a renda básica, deu a Maricá uma nova reivindicação ao apelido de Cidade das Utopias. Tudo isso está diretamente ligado à trajetória pessoal de Washington Quaquá, o primeiro prefeito do PT eleito para governar Maricá. Líder político carismático com uma história incomum, mesmo para os padrões da esquerda latino-americana, Quaquá nasceu nas favelas de Maricá. Eleito em 2008 e reeleito quatro anos depois, o governo de Quaquá coincidiu com um momento econômico favorável, período conhecido como o “segundo milagre brasileiro”. Ele aproveitou a oportunidade para avançar uma visão de transformação política baseada em uma mistura proprietária de coletivismo, luta de classes e pragmatismo. Sua abordagem foi fortemente informada por Paul Singer e Eduardo Suplicy, com renda básica, banca comunitária e uma dramática reforma de infraestrutura em seu coração.”

Foto: Ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT).

O atual prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), foi citado como o político que executou todas as medidas lançadas por Quaquá. Horta é um dos políticos mais exaltados do Brasil nos últimos anos.

”Foi durante o mandato de Horta que as políticas lançadas por Quaquá atingiram a maior escala. Isso foi especialmente verdadeiro no programa de renda básica da cidade, que é um carro-chefe global. Lançada em 2013, a política inicialmente oferecia pagamentos de 85 mumbucas a famílias listadas no Cadastro Único, o registro unificado do Brasil de benefícios sociais. À medida que o programa de renda básica se expandia, os pagamentos mensais aumentavam para 130 mumbucas, e benefícios adicionais eram oferecidos a mulheres grávidas, estudantes e indígenas. Em junho de 2019, cerca de 14.000 famílias de baixa renda estavam recebendo o benefício.”

A Boston Review ainda explicou todas as medidas tomadas por Fabiano Horta em combate ao Covid-19 nas últimas semanas, explicando a economia local e comparando com o Produto Interno Bruto (PIB) do Alaska.


”Nesse mês, Horta supervisionou a maior expansão do programa até o momento. O pagamento de 130 mumbuca, anunciou a cidade, agora seria feito para indivíduos, não para famílias. Para se qualificar, os indivíduos precisavam estar registrados no Cadastró Único, pertencer a famílias que ganham menos de três vezes o salário mínimo brasileiro e morar em Maricá por três anos. Após um registro de registro concertado no final de 2019, os rolos do programa aumentaram para mais de 42.000 indivíduos. Cada um dos 42.000 beneficiários de renda básica de Maricá agora recebe uma quantia equivalente a R $ 1.560 por ano, ou 4,5% do PIB per capita do Brasil. (Por outro lado, o valor do dividendo anual pago pelo valor mais próximo de um programa de renda mínima nos Estados Unidos, o Alaska Permanent Fund, varia de 1,5 a 3% do PIB per capita do Alasca.) No total, o programa injeta R $ 5,5 milhões na economia local a cada mês, os quais devem ser gastos na cidade de Maricá.”

Foto: Fabiano Horta (PT).

A politica social foi o tema chave de toda reportagem, aonde foi relatado a importância de todos os programas sociais municipais, afirmando que Maricá sairá na frente quando esta crise chegar ao fim.

Matéria relacionada: https://bostonreview.net/class-inequality/paul-katz-leandro-ferreria-brazil-basic-income-marica

Um comentário sobre “MARICÁ VIRA NOTÍCIA EM REVISTA POLÍTICA AMERICANA: ”A RESPOSTA DA CIDADE DE MARICÁ AO COVID-19 É A MAIS AMBICIOSA DO BRASIL, E SEM DÚVIDA, DO MUNDO”

  • Bom dia para todos os maricaenses, quero deixar aqui, os meus parabéns para o ex prefeito, e o atual pela competência administrativa ao longo de suas jornadas de trabalho liderando com iniciativas, e criatividades, projetos de desenvolvimento econômico para o município de maricaenses, é com muito orgulho, e carinho que deixo aqui meus parabéns para os senhores administradores desse lindo município, vocês recebam de minha pessoa e também de todos os brasileiros que admiram uma boa liderança administrativa, publica, uma salva de palmas.
    PARABÉNS, PREFEITO FERNANDO HORTA.

Fechado para comentários.

error: Conteúdo protegido!