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COVID-19: QUASE TRÊS MIL PESSOAS ATENDIDAS NOS POLOS CENTRO, ITAIPUAÇU E PONTA NEGRA

Os três polos de atendimento montados no Centro, Itaipuaçu e Ponta Negra, somados, já atenderam 2.899 pessoas. Os três juntos já registraram 768 transferências para uma das três unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita do novo coronavírus: Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, Posto de Saúde Santa Rita, em Itaipuaçu e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã.

Somente no polo central montado no Esporte Clube Maricá, localizado na Rua Álvares de Castro, 172, entre os dias 06/04 (dia em que entrou em funcionamento) e 10/05 foram realizados 1.498 atendimentos, registradas 529 notificações, 106 transferências para as três unidades de saúde e um total de 902 receitas atendidas, ou seja, aquelas receitas prescritas no local e os devidos remédios entregues pela sua farmácia própria. Com isso, o paciente não precisa comprar a medicação.

Quem sentiu os sintomas e rapidamente foi procurar atendimento no polo do Centro, foi o encarregado de obras Jaime Gomes Muliz, de 56 anos. “É uma oscilação muito desagradável. Uma hora parece que estou com febre, a medição no termômetro não constata febre, mas o corpo fica quente. A salivação também está comprometida”, disse Muliz avaliando a estrutura do polo. “A estrutura está bem elaborada e estamos percebendo a preocupação por parte do governo municipal em resolver essa demanda”, concluiu.

Levando sua sogra para ser atendida no mesmo polo, a cabeleireira Luzinete Matos Lisboa, de 53 anos, avaliou positivamente a dinâmica adotada na tenda. “Atendimento excelente. Desde o início do primeiro atendimento e todo o amparo que deram para ela aqui”, apontou. “Tenho fé que tudo isso vai passar”, finalizou.

De acordo com a subsecretária da Rede de Atenção e Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Solange Oliveira, o objetivo dos polos é o de evitar que pacientes sintomáticos procurem atendimento nas unidades básicas de saúde, não só para evitar as aglomerações, mas também evitar o “cruzamento de fluxo” entre pessoas doentes e pessoas saudáveis, reduzindo a possibilidade de contaminação e aumento dos casos positivos.

“É extremamente positivo que o primeiro atendimento dos casos ocorra nos polos, o que permite uma melhor organização da rede de saúde. Os casos considerados leves suspeitos são informados para as equipes da Atenção Básica, que acompanha a evolução através de contatos telefônicos e visitas domiciliares, quando necessário. Já os casos considerados graves são encaminhados à unidade hospitalar em ambulância, após estabilizado o seu estado clínico no local”, explicou.

Na farmácia própria existente nos três polos, são distribuídos semanalmente uma média de 600 comprimidos de antibióticos, segundo informou o coordenador das farmácias, Anderson Mendes. “Estamos  abastecidos com quadro bem completo para atendimento não só do Covid-19, mas para outras doenças como Rinite e Sinusite. Estamos equipados para dar o primeiro atendimento com um bom suporte. O paciente sai daqui medicado e vai para casa fazer o seu isolamento. Se tiver com suspeita do novo coronavírus, ele dá entrada no hospital para fazer exames e diagnosticar se realmente está com a doença”, explicou.

No Polo de Itaipuaçu, localizado entre as ruas 8 e 9, na esquina com a Rua 34, no período que compreende ao dia 13/04 (dia do início de sua operação) até o último 09/05, foram contabilizados 1.141 atendimentos, 367 notificações, 49 transferências e 613 receitas atendidas.

Já o último a ser entregue, o polo de Ponta Negra, situado em um espaço que fica na Rua Capitão José Caetano de Oliveira, desde o início de sua abertura (20/04) até o último dia 10/05, foram registrados 260 atendimentos, 108 notificações, 16 transferências e 228 receitas atendidas.

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