POLÍTICA

MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA NO SUS USO DE CLOROQUINA ATÉ EM CASOS LEVES

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) o protocolo que libera no SUS o uso da cloroquina até para casos leves de Covid-19. Antes a medicação era prescrita apenas para casos graves.

Essa mudança é um desejo do presidente Jair Bolsonaro, mesmo que não haja comprovação científica de que a cloroquina é capaz de curar a Covid-19.

O uso desta medicação foi motivo de impasses entre Bolsonaro e os últimos dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Em menos de um mês, os dois deixaram o cargo.

Apesar da vontade do presidente, pesquisas internacionais não encontraram eficácia no remédio e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomenda o uso.

Apesar da liberação diante de qualquer sintoma é o paciente que deve se responsabilizar pelo uso. Ele será obrigado a assinar um termo de consentimento, de que “não existe garantia de resultados positivos” que “não há estudos demonstrando benefícios clínicos”.

O documento afirma ainda que a cloroquina pode causar efeitos colaterais que podem levar à “disfunção grave de órgãos e até ao óbito”.

error: Conteúdo protegido!