Governo do Rio autoriza o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais
Os alunos das escolas da rede estadual de ensino já podem se preparar para o retorno às aulas presenciais. Isso porque o governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta sexta-feira (09), que as aulas presenciais dos alunos do 3° ano do Ensino Médio e da quarta fase do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) retornarão no dia 19 de outubro. As informações são do jornal O Dia.
Os alunos do 3° ano e da quarta fase do EJA retornarão primeiramente por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Em janeiro, tem Enem. Precisamos que esses alunos sejam competitivos. A ideia desse ano, por óbvio, é não reprovar ninguém. Mas proporcionar esse aluno para que ele tenha conhecimento necessário”, disse o governador em exercício Claudio Castro. São estimados, ao todo, cerca de 120 mil alunos nesse retorno às aulas.
O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, informou que “não há chance de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio voltarem esse ano. Eles seguirão com as aulas remotas”.
O governo deseja que todos os alunos retornem, mas apenas futuramente. “A ideia é que volte presencial para todos, mas eles terão possibilidade de aula online, em vídeo”, afirmou Claudio.
Entre os servidores, não poderão retornar para as atividades presenciais aqueles que fazem parte do grupo de risco do coronavírus, ou seja, aqueles que tiverem mais de 60 anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos e pessoas com doenças crônicas.
“As escolas todas estão sendo equipadas com equipamentos de proteção. Não é quando voltam, é como voltam. Essa volta tem que ser responsável. Quem é do grupo de risco não precisará voltar. Basta uma auto declaração. E a secretaria pretende repor esses professores”, disse Castro.
Vale lembrar que as escolas particulares, após uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), retornaram às aulas no último dia 01. No entanto, cada escola está adotando um protocolo diferente por causa do coronavírus.